História da Igreja Congregacional no Brasil

A história da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil começou quando o Dr. Robert Kalley, escocês, veio para o Brasil como missionário, juntamente com sua esposa, Sarah Poulton Kalley, no dia 10 de maio de 1855 na cidade do Rio de Janeiro. Em 11 de julho de 1858 é organizada a primeira Igreja Evangélica de estilo congregacionalista e de fala portuguesa no Brasil: A Igreja Fluminense.

No ano de 1873, o próprio Kalley organiza a Igreja Evangélica Pernambucana na cidade de Recife, no estado de Pernambuco. E, a partir dessas duas igrejas começam a implantar outras em diversas cidades do país.

O trabalho de Robert Kalley duraria pelo menos, 21 anos e 57 dias em solo brasileiro. Kalley deixou um grande legado para todo o Protestantismo brasileiro e não católicos como o casamento civil, a utilização de cemitérios públicos e o registro de filhos de pessoas não católicas e a luta pela liberdade religiosa que realçam até os dias de hoje. Deixou também uma hinologia para várias denominações comporem seus hinos sacros.

Kalley faleceu no dia 7 de janeiro de 1888.

Em 1913 surgiu a União das Igrejas Evangélicas Indenominacionais, mais tarde, se chamariam de Congregacionais. Em 1942 é formada a União das Igrejas Congregacionais e Cristãs do Brasil (UICCB), que durou até 1968. Em 1969 ela é chamada de União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (UIECB). A sua sede é no Rio de Janeiro.

Há também, a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB), dissidentes da UIECB, que surgiu na década de 60, por crerem na doutrina pentecostal e ação do Espírito Santo nos cultos e nos membros. Sua sede se encontra em João Pessoa, estado da Paraíba, região do Nordeste.

Há outros grupos congregacionais brasileiros, que são: Igreja Cristã Evangélica do Brasil, Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, Associação das Igrejas Congregacionais Conservadoras do Brasil, Igreja Congregacional Kalleyana e Comunhão das Igrejas Bíblicas Congregacionais.

DoutrinasSeus ensinamentos e doutrinas estão baseados na Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo. É a breve exposição dos 28 artigos do congregacionalismo brasileiro. Batizam por aspersão, só adultos. Celebram a Santa Ceia de forma memorialista. Seu corpo eclesiástico é formado por pastores, presbíteros e diáconos. Há também o cargo de missionário e de missionária. Em outras denominações congregacionais renovadas há o cargo de evangelista. Há também de obreiros e auxiliares em congregações da igreja.

Possui departamentos de evangelização e missões, de atividades ministeriais, de educação teológica e de educação religiosa e publicações. Além dos departamentos: União de adolescentes congregacionais, Mocidade evangélica congregacional, União de homens evangélicos congregacionais e união auxiliadora feminina. E suas federações e regiões administrativas.

Estão espalhadas por todo o Brasil. É a denominação mais antiga em solo brasileiro.

 

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode